Apresentado os números de utilizadores nas redes sociais em Angola
É bem verdade que Angola encontra-se numa era da transformação digital sem precedentes, onde a Isenta Comunicações aproveitou a oportunidade para apresentar dados cruciais sobre as redes sociais e tendências emergentes do nosso país no ano de 2024. Sob a orientação de Rui Castro, profissional dedicado na intersecção entre tecnologia e sociedade, durante a apresentação dos dados no dia 28 de março, o mesmo garantiu que um dos maiores objetivos é propiciar uma visão profunda sobre o futuro digital de Angola.
Situação de Angola…
Até janeiro de 2024, havia 14,63 milhões de utilizadores de Internet em Angola. A taxa de penetração da Internet em Angola era de 39,3% da população total. Os utilizadores de internet aumentaram 437 mil (+3,1%) entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. Caso queira ter o relatório completo, clique aqui.
Para efeitos de perspetiva, estes números de utilizadores revelam que 22,61 milhões de pessoas em Angola não utilizavam a Internet, sugerindo que 60,7% da população permanecia offline no até a data. No entanto, as complexidades associadas à recolha e análise de dados de utilizadores da Internet significam que muitas vezes pode demorar vários meses até que a investigação esteja pronta para publicação. Como resultado, os últimos números publicados sobre a utilização da Internet invariavelmente sub-representam a realidade, a adoção e o crescimento real pode ser superior aos que os números aqui apresentados sugerem.
Redes sociais…
Havia 5,00 milhões de identidades ativas de utilizadores de redes sociais em Angola em janeiro de 2024. A análise mostra que os utilizadores das redes sociais em Angola aumentaram 1,5 milhões (+40,8%) entre o início de 2023 e o início de 2024. O número de utilizadores de redes sociais em Angola no início de 2024 era equivalente a 13,4% da população total, mas é importante sublinhar que os utilizadores de redes sociais podem não representar indivíduos únicos.
Entretanto, os dados publicados nas ferramentas de planeamento de anúncios das principais plataformas de redes sociais indicam haver 5,00 milhões de utilizadores com 18 anos ou mais a utilizar as redes sociais em Angola no início de 2024, o que equivalia a 27,6% da população total com 18 anos ou mais, naquela hora.
De forma geral, 34,2% da base total de utilizadores da Internet em Angola (independentemente da idade) utilizaram pelo menos uma plataforma de redes sociais em janeiro de 2024. Naquela altura, 41,0% dos utilizadores das redes sociais em Angola eram mulheres enquanto 59,0 por cento eram homens.
Utilizadores no Facebook…
Dados publicados nos recursos publicitários da Meta indicam que o Facebook tinha 5,00 milhões de utilizadores em Angola no início de 2024. No entanto, a Meta fez mudanças importantes na forma como os seus recursos publicitários relatam dados de alcance de audiência nos últimos meses, incluindo revisões significativas nos seus dados básicos de audiência para o Facebook, portanto, os números mostrados aqui podem não ser diretamente comparáveis com os números publicados nos nossos relatórios anteriores.
Os números publicados nas próprias ferramentas da Meta indicam que o alcance potencial dos anúncios do Facebook em Angola aumentou 1,5 milhões (+40,8%) entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. Para um contexto mais recente, os mesmos dados mostram que o número de utilizadores que os profissionais de marketing conseguiram alcançar com anúncios no Facebook em Angola diminuiu 650 mil (-11,5%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.
O alcance dos anúncios do Facebook em Angola era equivalente a 13,4% da população total no início de 2024. No entanto, o Meta só permite que pessoas com 13 anos ou mais utilizem o Facebook, pelo que vale a pena destacar que 22,3% do público “elegível” em Angola utiliza o Meta em 2024. Para contextualizar ainda mais, o alcance dos anúncios do Facebook em Angola foi equivalente a 34,2% da base local de utilizadores da Internet (independentemente da idade) em janeiro de 2024. No início de 2024, 41,0% da audiência de anúncios do Facebook em Angola eram mulheres, enquanto 59,0% eram homens.
Utilizadores no Instagram…
Os números publicados nas ferramentas publicitárias da Meta indicam que o Instagram tinha 763,5 mil utilizadores em Angola no início de 2024. Os números da empresa sugerem que o alcance dos anúncios do Instagram em Angola era equivalente a 2,1% da população total no início do ano. No entanto, o Meta só permite que pessoas com 13 anos ou mais utilizem o Instagram, pelo que vale a pena destacar que 3,4% do público “elegível” em Angola utiliza o Instagram em 2024.
É também importante notar que o alcance dos anúncios do Instagram em Angola no início de 2024 era equivalente a 5,2% da base local de utilizadores da Internet (independentemente da idade). No início de 2024, 46,4% da audiência publicitária do Instagram em Angola eram mulheres, enquanto 53,6% eram homens.
Dados publicados nas ferramentas de planeamento da Meta mostram que o potencial alcance publicitário do Instagram em Angola aumentou em 257 mil (+50,7%) entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. Numa base trimestral, os dados da empresa revelam também que o tamanho da audiência de anúncios do Instagram em Angola aumentou 6.050 (+0,8%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. Porém, como observamos na secção do Facebook acima, as mudanças nos números de alcance de audiência publicados nas ferramentas de planejamento de anúncios da Meta não se correlacionam necessariamente com as mudanças gerais nas bases de utilizadores ativos das suas plataformas.
Utilizadores no TikTok…
Os números publicados nos recursos publicitários da ByteDance indicam que o TikTok tinha 3,01 milhões de utilizadores com 18 anos ou mais em Angola no início de 2024. Observe que a ByteDance permite que os profissionais de marketing direcionem anúncios do TikTok para utilizadores com 13 anos ou mais por meio das suas ferramentas de publicidade, mas essas ferramentas mostram apenas dados de público para utilizadores com 18 anos ou mais.
Para contextualizar, os números da ByteDance indicam que os anúncios do TikTok atingiram 16,6% de todos os adultos com 18 anos ou mais em Angola no início de 2024. Entretanto, o alcance publicitário do TikTok em Angola era equivalente a 20,6% da base local de utilizadores da Internet no início do ano, independentemente da idade.
Utilizadores no LinkedIn…
Os números publicados nos recursos publicitários do LinkedIn indicam que o LinkedIn tinha 890,0 mil “membros” em Angola no início de 2024. No entanto, observe que as ferramentas de publicidade do LinkedIn publicam dados de alcance de audiência com base no total de membros registrados, em vez dos utilizadores ativos mensais que formam a base dos números de alcance de anúncios publicados pela maioria das outras plataformas de media social.
Como resultado, estes números do LinkedIn não são diretamente comparáveis com os
números de outras plataformas de redes sociais publicados nesta página ou nos nossos
relatórios. Os números do alcance publicitário da empresa sugerem que a audiência do LinkedIn em Angola era equivalente a 2,4% da população total no início de 2024.
No entanto, o LinkedIn impede que pessoas com menos de 18 anos utilizem a sua plataforma, por isso também é útil saber que 4,9% do público “elegível” em Angola utiliza o LinkedIn em 2024. Para contextualizar ainda mais, o alcance dos anúncios do LinkedIn em Angola era equivalente a 6,1% da base local de utilizadores da Internet (independentemente da idade) no início do ano. No início de 2024, 29,0% da audiência de anúncios do LinkedIn em Angola eram mulheres, enquanto 71,0% eram homens.
Utilizadores no X (ex-Twitter)…
Os Números publicados nos recursos publicitários do X indicam que a plataforma tinha 92,5 mil utilizadores em Angola no início de 2024. Este número significa que o alcance da publicidade de X em Angola era equivalente a 0,2% da população total da altura. No entanto, é importante enfatizar que esses números de alcance publicitário não são iguais aos números de usuários ativos mensais, e pode haver diferenças significativas entre o tamanho do público do anúncio de X e a sua base total de usuários ativos.
Além disso, vimos algumas tendências particularmente bizarras nos dados relatados nas ferramentas de publicidade de X durante o ano passado, por isso aconselhamos cautela ao analisar esses números de X. É importante notar que o X só permite que pessoas com 13 anos ou mais utilizem a sua plataforma, pelo que os números mais recentes sugerem que 0,4% do público “elegível” em Angola utiliza o X em 2024.
Para contextualizar ainda mais, o alcance do anúncio de X em Angola era equivalente a 0,6% da base local de utilizadores da Internet (independentemente da idade) no início do ano. Dados publicados nas próprias ferramentas de planeamento de anúncios do X (Twitter) mostram que o alcance potencial do anúncio do X em Angola diminuiu 12 mil (-11,5%) entre o início de 2023 e o início de 2024.
Entretanto, os mesmos dados mostram que o número de utilizadores que os profissionais de marketing conseguiram alcançar com anúncios no X em Angola diminuiu 94 mil (-50,5%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. No entanto, note-se que os números publicados nas ferramentas de planeamento de X parecem estar sujeitos a flutuações significativas, mesmo durante curtos períodos de tempo, e estas anomalias podem ter impacto na fiabilidade e representatividade destes dados de alteração.
Enviar um comentário