Exames multimédia para obter carta de condução entra em vigor no Cuanza Sul
Os exames multimédias já estão a ser realizados na província do Kwanza Sul, com a inauguração de uma sala tecnológica com a capacidade para atender 25 alunos.
A solução tecnológica foi inaugurada pelo comandante da Polícia Nacional no Cuanza-Sul, Filomeno Araújo, onde vai permitir a realização de exames multimédia aos condutores.
De informar que o modelo de exame escrito multimédia para a obtenção de Carta de Condução já estão disponíveis em várias províncias do país, onde esta operacionalidade surge nos termos do Código de Estrada e a sua implementação vai trazer vários benefícios, principalmente na eliminação da intervenção humana durante o teste.
O exame multimédia vai permitir que o examinado seja acompanhado em tempo real e o resultado processo em tempo recorde. Com isso, explicou o superintendente-chefe, o Governo está a cumprir o estipulado por Lei, no artigo 119º, do Código de Estrada e do Regulamento do Ensino da Condução e Habilitação Legal para a Condução.
MAIS: Luanda. Exame multimédia para obter carta de condução entra em vigor
Segundo o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direção de Trânsito e Segurança Rodoviária, superintendente-chefe Angelino Sarrote, o novo modelo escrito de exames vai adequar-se aos parâmetros regionais dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e normas internacionais, bem como permite um maior rigor na aptidão de novos condutores, lisura e imparcialidade dos examinadores.
O responsável avançou que os exames multimédia fazem parte do Projeto da Estratégia Nacional de Prevenção e Segurança Rodoviária 2023 – 2027, pelo facto de dar uma maior lisura e rigor na atribuição de novo resultado, afastando uma possível empatia ou apatia de quem examina.
Enviar um comentário